SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Implicações de estratégias molares/moleculares na Análise Comportamental da CulturaO crédito na publicidade televisiva: supressões, proposições e efeitos subjetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

TRICHET, Yohan. Corpo, arte e ciência no século XXI. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 17-30. ISSN 1809-5267.

Este artigo visa esclarecer a abordagem da questão do corpo no mal-estar contemporâneo. O corpo ocupa uma posição particular em meio aos objetos reificados pela decomposição dos laços sociais, a transgressão das interdições seculares e o discurso capitalista que caracteriza nossa época hipermoderna. Desse modo, a questão sobre o que é um corpo se recoloca com certa acuidade, em nossa sociedade ocidental. E encontra na arte contemporânea um terreno de enunciação privilegiado e respostas assustadoras. Encontramos o enigma do corpo no filme La piel que habito (2011) de Almodóvar, filme que coloca em cena a resistência de um sujeito que, a partir da realidade do seu modo de gozo, desafia a ciência e o neoliberalismo.

Palavras-chave : Corpo; arte; ciência; capitalismo; sujeito.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License