SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Uma comparação do desenvolvimento moral de adolescentes entre duas décadasAspectos psicológicos da recidiva em Oncologia Pediátrica: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NEVES, Lude Marieta Gonçalves dos Santos  e  IGLESIAS, Fabio. Pontualidade do professor: atribuições causais de alunos em sala. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 62-74. ISSN 1809-5267.

A literatura sobre serviços educacionais tende a focar o engajamento e desempenho dos estudantes, que frequentemente depende de seu manejo do tempo. Mas como os alunos reagem quando o professor chega atrasado para a aula? Baseado no modelo de atribuição de Weiner, este trabalho investigou o efeito do atraso do professor nas reações emocionais, incômodo e julgamento de aceitabilidade de 232 estudantes de ensino médio. Um cenário de desenho fatorial 2 (atraso vs pontualidade do aluno) x 2 (causa interna vs externa para o atraso do professor) mostrou que causas externas foram mais aceitáveis e menos incômodas que causas internas. Esses resultados foram independentes da pontualidade ou atraso do próprio aluno. São discutidas implicações para as primeiras impressões influenciadas pela pontualidade em sala no contexto de interações de alunos e professores.

Palavras-chave : Atrasos; Atribuição de causalidade; Manejo de aula.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License