SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Pontualidade do professor: atribuições causais de alunos em salaImpacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ARRUDA-COLLI, Marina Noronha Ferraz de  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Aspectos psicológicos da recidiva em Oncologia Pediátrica: uma revisão integrativa. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 75-93. ISSN 1809-5267.

Este estudo teve por objetivo explorar como os aspectos psicológicos da recidiva do câncer infantil têm sido investigados na literatura científica. Foi realizada uma revisão integrativa, com a busca eletrônica nas bases indexadoras PubMed, LILACS, SciELO, PsycINFO e Cochrane Library, utilizando os descritores: neoplasias, recidiva, recidiva de neoplasia, criança, família, pais, psicologia da criança. Foram levantados 473 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, 14 publicações permaneceram na seleção final. Predominaram os delineamentos empíricos, com abordagem quantitativa. As principais estratégias de enfrentamento utilizadas pelos pacientes e seus cuidadores, e intervenções que favorecem a qualidade de vida foram descritas. Uma visão panorâmica do campo de investigação evidencia a necessidade de lidar com a incerteza e de se organizar para o enfrentamento do reinício do tratamento. Compreender essas variáveis pode auxiliar a organização da atenção integral à família.

Palavras-chave : Recidiva; Câncer infantil; Revisão da literatura; Criança; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License