SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Aspectos psicológicos da recidiva em Oncologia Pediátrica: uma revisão integrativaQualidade de vida e bem-estar psicológico no climatério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

OLIVEIRA, Débora Silva de et al. Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 94-111. ISSN 1809-5267.

Foi investigado o impacto emocional da gestação materna para primogênitos pré-escolares avaliados pelo Teste das Fábulas, comparando-os a filhos únicos. Participaram do estudo 46 crianças, entre dois e seis anos (21 filhos únicos e 25 primogênitos cujas mães estavam no terceiro trimestre gestacional), de níveis socioeconômicos variados e residentes na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento foi aplicado individualmente, e os dados foram analisados a partir do sistema de categorização proposto pelas autoras do teste. Os resultados apontaram que filhos de mães grávidas demonstram maior frequência de fantasias de privação, rejeição e abandono, defesas e expressões de sentimentos. Apresentam também maior mobilização frente às separações em relação à mãe, buscando outras figuras de apoio. O Teste das Fábulas possibilitou a expressão do inconsciente, viabilizando a escuta do complexo processo de tornar-se irmão, que se inicia antes mesmo do nascimento do primeiro irmão.

Palavras-chave : Pré-escolares; Gestação; Técnicas projetivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License