SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue3Therapeutic Alliance: establishment, maintenance and disruption of relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VERISSIMO, Danilo Saretta. Sínteses sem fim: a percepção de objetos segundo Husserl. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 139-152. ISSN 1809-5267.

Neste artigo, apresentamos e comentamos os estudos de Husserl recolhidos na obra Coisa e espaço: lições de 1907. Trata-se de investigações voltadas ao desenvolvimento de uma fenomenologia da percepção a partir da circunscrição de um campo provisional de pesquisas: compreender analiticamente a percepção externa, ou, mais precisamente, "a constituição de objetos-coisa na percepção" e a intencionalidade que lhe é própria. Além de situar as lições de Coisa e espaço no conjunto da obra de Husserl, destacamos o dinamismo da percepção revelado no entrelaçamento das suas dimensões de ausência e de presença, de aparecimento e de recolhimento no invisível, de crença e de inacabamento. Esse dinamismo encaminha-nos a questões relativas à subjetividade em sua dimensão encarnada.

Keywords : Fenomenologia; percepção; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License