SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Adaptação à escola de ensino fundamental: indicadores e condições associadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LUCIO, Patricia Silva; SANTOS, Sérgio Luiz Evangelista  e  PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Efeitos da categorização semântica de itens escritos por crianças. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 3-18. ISSN 1809-5267.

O estudo da categorização semântica pertence à área da formação de conceitos. Esta pesquisa relata efeitos da categorização entre crianças cursando do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Alunos (n = 627; 53% meninas) de escolas públicas e particulares da cidade de Belo Horizonte, testados coletivamente, escreveram, em prazo determinado, exemplares de 13 categorias. Foram analisadas medidas de tokens (frequência absoluta), types (vocabulário) e de precisão. As crianças das escolas públicas produziram menos tokens e types do que as das escolas particulares, mas tiveram precisão semelhante. Categorias perceptivas (eg., cores) apresentaram maior precisão, enquanto os artefatos humanos (eg., roupas) tiveram mais erros. Itens citados em primeiro lugar (tipicidade) independeram do tipo de escola e da série. Concluiu-se que a categorização sofre efeito dos tipos de categorias utilizadas no estudo, mas não da série e do tipo de escola.

Palavras-chave : Categorização; Memória; Sistema semântico; Tipicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License