SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Efeitos da categorização semântica de itens escritos por criançasO que é o cibersexo?: Uma arqueologia em três tempos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves; MARTURANO, Edna Maria  e  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Adaptação à escola de ensino fundamental: indicadores e condições associadas. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 19-34. ISSN 1809-5267.

A fim de investigar condições associadas à adaptação da criança ao ensino fundamental - EF, avaliaram-se indicadores de desempenho acadêmico, habilidades sociais, problemas de comportamento e estresse, em associação com anos na educação infantil - EI, qualidade do EF, nível socioeconômico - NSE e gênero. Participaram 186 alunos do 1º ano do EF com idade média de 6,7 anos, sendo 100 meninos. As professoras preencheram o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais. As crianças responderam à Prova Brasil, à Escala de Stress Infantil e ao Inventário de Estressores Escolares. Por meio de comparações de grupo, verificou-se que o tempo na EI e a qualidade do EF foram associados ao desempenho acadêmico. Modelos de predição mostraram que diferentes indicadores de adaptação ao EF variaram em função de medidas de qualidade do EF, gênero e NSE.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Desempenho acadêmico; Habilidades sociais; Problemas de comportamento; Estresse.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License