SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Adaptação à escola de ensino fundamental: indicadores e condições associadasA deformação do conceito de sexualidade: o percurso epistemológico freudiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

REZENDE, William Araujo  e  WINOGRAD, Monah. O que é o cibersexo?: Uma arqueologia em três tempos. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 35-48. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho pretende analisar o cibersexo a partir dos contextos discursivos que o circunscreveram como conceito. Para tanto, partimos da problematização de sua especificidade por meio da análise das definições correntes no âmbito científico. Depois, traçamos a arqueologia de sua emergência no campo do saber, em três momentos distintos a partir do levantamento dos discursos veiculados pela mídia e por periódicos científicos. Num primeiro momento, analisamos sua irrupção como problemática da identidade que logo assumiu um tom pernicioso marcado pelos discursos midiáticos. Depois, verificamos como o cibersexo passou a ser conjurado pela dimensão jurídica através da perpétua suspeita de crime potencial. Por fim, investigamos sua inserção no âmbito da Psicologia, sobretudo através de discursos patologizantes. Concluímos que o conceito de cibersexo não se esgota nessa estrutura epistemológica que não permite contemplar as experiências singulares reveladoras de sua dimensão molecular.

Palavras-chave : Sexualidade; Cibersexo; Arqueologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License