SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1O que é o cibersexo?: Uma arqueologia em três temposAnálise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NEVES, Tiago Iwasawa. A deformação do conceito de sexualidade: o percurso epistemológico freudiano. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 49-61. ISSN 1809-5267.

O artigo discute o trabalho de construção do conceito de sexualidade nos anos iniciais da obra freudiana. A partir do conceito de deformação, fundamental na epistemologia histórica de Bachelard, verifica-se momentos de descobertas e impasses, tanto na teoria quanto na clínica inventada por Freud. Ao contrário de uma perspectiva evolucionista e continuísta do espírito, o percurso epistêmico esboçado por Freud rumo à formalização da etiologia das neuroses não sugere outra coisa senão a lógica da deformação dos conceitos, dos erros retificados e a assunção de hipóteses cada vez mais refinadas. São mudanças de posição que produzem novos problemas, ou seja, características da formação de um conhecimento compatível com a lógica científica proposta por Bachelard.

Palavras-chave : Sexualidade; Deformação; Epistemologia; Freud; Bachelard.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License