SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1A deformação do conceito de sexualidade: o percurso epistemológico freudianoStress, burnout e avaliação cognitiva: estudo na classe de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto; PINTO, Lariana Paula  e  OTTATI, Fernanda. Análise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento Profissional. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 62-71. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa objetivou testar a estrutura fatorial proposta pela Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC). O estudo contou com a participação de 805 estudantes universitários de instituições particulares do interior do Estado de São Paulo. Quanto ao sexo, dos que informaram, 386 (48%) eram do feminino e 300 do masculino (37,3%). As idades variaram de 18 a 56 anos, com média de 24,35 anos (DP = 6,94). A AFC foi utilizada e o modelo proposto, baseado na estrutura de sete dimensões, apresentou bons índices de ajustamento. Além disso, ao se averiguar os índices de modificação, as análises post hoc não sugeriram reespecificações a serem feitas no modelo. Verificou-se que o modelo fatorial se ajustou aos dados, com boas estimativas dos parâmetros adotados, revelando o modelo como uma medida consistente, indicando estabilidade e generabilidade na forma em que se apresenta.

Palavras-chave : Interesses profissionais; Orientação profissional; Análise fatorial confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License