SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Análise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento ProfissionalEscrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PEREIRA, Mafalda Manuela de Alvelos  e  GOMES, Antonio Rui Silva. Stress, burnout e avaliação cognitiva: estudo na classe de enfermagem. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 72-83. ISSN 1809-5267.

Este estudo analisa o stress laboral em enfermeiros, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram aplicados, em um único momento, a 153 profissionais da classe de enfermagem instrumentos de avaliação do stress ocupacional, da avaliação cognitiva primária e secundária, do burnout e da sintomatologia depressiva. Os níveis de stress, de burnout e de sintomatologia depressiva confirmaram que essa profissão é exigente do ponto de vista emocional e psicológico. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Os resultados deste estudo evidenciaram o papel central da avaliação cognitiva na adaptação humana aos contextos de trabalho bem como a utilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral.

Palavras-chave : Stress; Avaliação cognitiva; Esgotamento; Depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License