SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Stress, burnout e avaliação cognitiva: estudo na classe de enfermagemIdeologia: concepções de creche em revistas brasileiras de pediatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Lívia do  e  GALINDO, Dolores. Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 84-94. ISSN 1809-5267.

Este artigo visa problematizar a escrita na pesquisa como encontros e conversações, por meio de práticas de cuidado de si e dos outros, tendo Foucault, Deleuze e Guattari como intercessores. O objetivo foi analisar anotações, cartas e a escrita através do compartilhamento de saberes e experimentações para os amigos como uma intervenção crítica do presente. Criar, pela escrita e pela leitura, um analisar produtor de liberdade pela história do próprio pensamento era, para estoicos, pitagóricos e epicuristas, um desafio de buscar a transformação de si e o deslocamento de onde se estava. Trata-se de forjar uma caderneta de notas pensadas a partir do cotidiano, na qual se registra algo para não se perder em uma instabilidade da atenção e poder constituir um cuidado de existências.

Palavras-chave : Escrita; Cartas; Pesquisa; Psicologia; Cuidado de si e dos outros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License