SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e políticaPráticas grupais na esquizoanálise: cartografia, oficina e esquizodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

URRA, Flávio. Ideologia: concepções de creche em revistas brasileiras de pediatria. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 95-110. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa tem por intuito contribuir para a compreensão da construção social da infância brasileira, analisando discursos de atores sociais adultos sobre o bebê, sua educação e cuidado. Nosso objetivo foi descrever e interpretar as concepções de creche em duas revistas brasileiras de Pediatria - o Jornal de Pediatria e a Revista Paulista de Pediatria. O recorte teórico foi constituído pela integração de três campos de conhecimento: teoria de ideologia, teoria de gênero e os estudos sociais sobre infância. Nos artigos a creche foi predominantemente tratada como um local utilizado para suprir a ausência da mãe, principalmente para famílias de baixa renda. Tal interpretação ocorre, usualmente, associada à percepção de riscos de enfermidades, mobilizando sentidos de gravidade, de negatividade em relação à creche. Concluímos que os discursos produzidos e veiculados pela Pediatria contemporânea podem ser interpretados como sustentando relações de dominação de gênero e idade.

Palavras-chave : Ideologia; Gênero; Infância; Pediatria; Creche.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License