SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Ideologia: concepções de creche em revistas brasileiras de pediatriaPrevalência da violência contra o idoso no Brasil: revisão analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HUR, Domênico Uhng  e  VIANA, Douglas Alves. Práticas grupais na esquizoanálise: cartografia, oficina e esquizodrama. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 111-125. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é conhecer como o dispositivo de grupo é trabalhado nas práticas grupais da psicologia brasileira influenciada pela esquizoanálise para discutir seu campo de dispersão e variação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre livros e artigos para mapear a configuração das práticas grupais esquizoanalíticas na produção acadêmica publicada no Brasil. Discriminamos quatro modalidades de trabalhos sobre as práticas grupais. Primeiro, os estudos teóricos e de transmissão, segundo, o dispositivo cartografia grupal, terceiro, o dispositivo oficina e, quarto, o esquizodrama. Concluímos que as práticas grupais fomentadas pela esquizoanálise têm como objetivo incitar processos psíquicos, afetivos, sociais, políticos com fins de transformação do instituído. Fomenta, a partir de processos de desterritorialização, a afirmação dos investimentos desejantes dos sujeitos e coletivos sociais.

Palavras-chave : Esquizoanálise; Intervenção; Grupo; Cartografia; Esquizodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License