SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue1Group practices in schizoanalysis: cartography, workshop and schizodrama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTANA, Inayara Oliveira de; VASCONCELOS, Dalila Castelliano de  and  COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Prevalência da violência contra o idoso no Brasil: revisão analítica. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.1, pp. 126-139. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura científica sobre a prevalência da violência contra a pessoa idosa no contexto brasileiro. Realizou-se um levantamento bibliográfico, através da busca de artigos publicados nas bases de dados LILACS, Periódicos CAPES, PubMed e PsycINFO, entre os anos de 2008 e 2013. Utilizaram-se os termos "Epidemiology", "Prevalence" e "Frequency", combinados com "Elder abuse". Foram recuperados 2359 artigos, dos quais 6 atenderam aos critérios de seleção estabelecidos. Os tipos de violência prevalentes foram: violência psicológica, violência física e roubo. Nos estudos de âmbito regional, as estimativas oscilaram. Esses resultados apontam a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas sobre a prevalência da violência contra pessoas idosas em âmbito tanto nacional como regional.

Keywords : Idosos; Violência; Prevalência; Revisão de literatura; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License