SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Escala de avaliação de humor para adolescentes: evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VELOSO, Lúcia Fátima; ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas  e  ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Crianças e adolescentes adotivos: como são vistos pela escola?. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 5-20. ISSN 1809-5267.

Apesar de os estudos sobre adoção serem numerosos, muito pouco é encontrado sobre como a adoção é percebida pela comunidade escolar. O objetivo desta pesquisa é analisar como crianças e adolescentes adotivos são percebidos pela escola. A hipótese central é que a escola atribui à adoção a causa das dificuldades de aprendizagem e de comportamento dos alunos que são filhos adotivos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais que atuam na área de educação, no ensino fundamental e médio, em escolas da rede particular da cidade de Niterói-RJ. O material foi tratado pela análise de discurso. Dentre os resultados encontrados pode-se afirmar que as escolas não atribuem unicamente à adoção a causa das dificuldades de comportamento e de aprendizagem dos alunos que são filhos adotivos, apesar das falas repletas de ideias preconceituosas sobre o tema.

Palavras-chave : Adoção; Escola; Preconceitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License