SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue2Adoptive children and teenagers: how they are perceived by the school?The notions of femininity constructed by teenagers on social networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

REPPOLD, Caroline Tozzi; GURGEL, Léia Gonçalves  and  HUTZ, Claudio Simon. Escala de avaliação de humor para adolescentes: evidências de validade. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 21-30. ISSN 1809-5267.

Sabe-se que há escassez de instrumentos para avaliação de sintomas de transtornos de humor em adolescentes. Portanto, objetiva-se apresentar a construção e evidências de validade de construto e convergente da Escala de Humor para Adolescentes brasileiros. Para a elaboração dos itens, entrevistaram-se oito profissionais da área da saúde e 24 adolescentes. Para a busca de validade, a amostra foi de 1093 participantes (idade média = 14,4), 54% mulheres. Aplicaram-se as Escalas Beck de Depressão, Desesperança e Ideação Suicida. As análises fatoriais exploratórias extraíram três fatores (humor deprimido, bem-estar subjetivo e mania e risco de suicídio). A escala foi composta por 79 itens e variância total explicada de 27,65%. Houve diferença significativa entre os sexos no terceiro fator. Em relação à idade, houve interações significativas no fator mania e risco de suicídio. Os três fatores apresentaram correlações significativas com as escalas de depressão e de desesperança. Os resultados indicam evidências de validade de construto e convergente da Escala de Humor para Adolescentes.

Keywords : Adolescentes; Transtorno de humor; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License