SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Escala de avaliação de humor para adolescentes: evidências de validadeRepresentações sociais de idosos sobre velhice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia et al. As noções construídas por adolescentes sobre feminilidade nas redes sociais. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 31-47. ISSN 1809-5267.

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou investigar as noções construídas por adolescentes com idades entre 13 e 18 anos sobre feminilidade nas redes sociais da internet. Utilizou-se, como método, a pesquisa qualitativa a partir dos textos por elas publicados. As discussões teóricas que orientaram a leitura dos escritos das adolescentes giraram em torno de quatro eixos principais: adolescência, corpo, feminino e contemporaneidade, tendo sido utilizada a psicanálise de orientação lacaniana como principal referencial teórico. A hipótese defendida neste artigo é a de que as adolescentes utilizam os objetos de consumo ligados ao corpo como uma forma de construir uma identidade supostamente feminina na atualidade.

Palavras-chave : Adolescência; Feminino; Corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License