SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue2Social representations of old age produced by seniorsFreud and his relationship with knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SALES, Jôse Lane; OLIVEIRA, Regina Herzog de  and  PACHECO-FERREIRA, Fernanda. Clivagem: a noção de trauma desestruturante em Ferenczi. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 60-70. ISSN 1809-5267.

Considerando os impasses da clínica psicanalítica contemporânea e visando esclarecer algumas modalidades de padecimento psíquico, incompreensíveis se tomados exclusivamente a partir da lógica do mecanismo do recalque e da foraclusão, o objetivo principal do presente artigo é analisar o processo de clivagem do Eu. Defendemos a hipótese de que tal processo não se restringe ao fenômeno da perversão, estando diretamente relacionado à vivência de um trauma, sinalizando a existência de conteúdos incapazes de ingressar no circuito representacional. Para tanto, analisaremos os principais escritos de Freud e de Ferenczi que abordam a clivagem do Eu e discutiremos sua incidência na clínica.

Keywords : Clivagem do eu; Clínica psicanalítica; Trauma; Recalque.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License