SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Representações sociais de idosos sobre velhiceFreud e sua relação com o saber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SALES, Jôse Lane; OLIVEIRA, Regina Herzog de  e  PACHECO-FERREIRA, Fernanda. Clivagem: a noção de trauma desestruturante em Ferenczi. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 60-70. ISSN 1809-5267.

Considerando os impasses da clínica psicanalítica contemporânea e visando esclarecer algumas modalidades de padecimento psíquico, incompreensíveis se tomados exclusivamente a partir da lógica do mecanismo do recalque e da foraclusão, o objetivo principal do presente artigo é analisar o processo de clivagem do Eu. Defendemos a hipótese de que tal processo não se restringe ao fenômeno da perversão, estando diretamente relacionado à vivência de um trauma, sinalizando a existência de conteúdos incapazes de ingressar no circuito representacional. Para tanto, analisaremos os principais escritos de Freud e de Ferenczi que abordam a clivagem do Eu e discutiremos sua incidência na clínica.

Palavras-chave : Clivagem do eu; Clínica psicanalítica; Trauma; Recalque.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License