SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue2Freud and his relationship with knowledgeThe structure of personality: a study on Goldstein and Vygotsky author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

QUARTIERO, Eliana  and  NARDI, Henrique Caetano. Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 84-98. ISSN 1809-5267.

Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação.

Keywords : Formação continuada de professores; Educação a distância; Políticas públicas; Diversidade sexual; Direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License