SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância"Bons encontros" como composições: experiências em um contexto comunitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Hernani Pereira dos  e  MARTINS, João Batista. A estrutura da personalidade: um estudo sobre Goldstein e Vigotski. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 99-113. ISSN 1809-5267.

Este estudo teórico busca compreender a relação entre as ideias de Vigotski e de Goldstein. O objetivo é oferecer uma aproximação das ideias dos dois autores através da exposição e análise das teses fundamentais de cada quadro interpretativo no que diz respeito ao conceito de personalidade. Consiste em três partes. Na primeira, faz-se uma exposição das pesquisas de Gelb e de Goldstein sobre a afasia. Na segunda, é feita uma apresentação das teses gerais da teoria organísmica de Goldstein. E na terceira, desenvolve-se uma análise de pontos de divergência e de convergência da teoria de Vigotski com respeito a determinadas teses de Goldstein. Como conclusão, argumenta-se que as duas teorias divergem em termos de metodologia e de ontologia, mas se complementam, em diferentes níveis de complexidade, e se aproximam em seu motivo-condutor epistemológico.

Palavras-chave : Kurt Goldstein; História da psicologia; Personalidade; Lev Semenovich Vigotski.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License