SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2"Bons encontros" como composições: experiências em um contexto comunitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, David Moises Barreto dos. Logoterapia: compreendendo a teoria através de mapa de conceitos. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.2, pp. 128-142. ISSN 1809-5267.

O interesse pela Logoterapia e Análise Existencial tem crescido desde a sua fundação, tanto por profissionais clínicos quanto por outros de áreas diversas. Compreender um sistema teórico não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação, especialmente para um iniciante, sobretudo no que toca às relações entre os conceitos. O diagrama é um recurso de ensino-aprendizagem que pode ser usado para facilitar a explanação. O objetivo deste artigo é apresentar um mapa de conceitos da Logoterapia e Análise Existencial. Utilizamos uma técnica denominada análise contrastiva que permite a organização de conceitos a partir de uma estrutura textual. O resultado é um mapa conceitual das principais relações entre os conceitos do sistema teórico investigado.

Palavras-chave : Logoterapia; Sentido da vida; Conceitos; Mapa de conceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License