SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3De tabú a Filotetes: Ferenczi y el movimiento psicoanalítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MONTEIRO, Ana Claudia Lima  y  PALETTA, Gabriela Cabral. Composição de corpos afetados: a potência da dança. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 3-16. ISSN 1809-5267.

Neste estudo pensamos a dança como um agente privilegiado de produção de corpos e subjetividades. Para tanto, acompanhamos a montagem de um espetáculo de dança que tinha como tema o amor, o suicídio e o decorrer do processo de sua produção. Tal processo responde à convocação da arte e a instaura, uma vez que o bailarino é, ao mesmo tempo, aquele que faz a dança existir, mas também existe a partir dela. Propomos em nosso trabalho a constituição simultânea dos bailarinos e da própria dança, instaurando um corpo afetado neste espaço de negociação. Durante os ensaios, vivenciamos o processo de construção coletiva dos bailarinos, dos pesquisadores e também dos afetos envolvidos em tais encontros. Trazemos aqui nossa narrativa, que compõe uma tessitura na qual corpos e subjetividades emergem da composição singular de atores múltiplos e heterogêneos.

Palabras clave : Psicologia; Dança; Corpo; Subjetividade; Saberes localizados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License