Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Arquivos Brasileiros de Psicologia
versão On-line ISSN 1809-5267
Resumo
MONTEIRO, Ana Claudia Lima e PALETTA, Gabriela Cabral. Composição de corpos afetados: a potência da dança. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp.3-16. ISSN 1809-5267.
Neste estudo pensamos a dança como um agente privilegiado de produção de corpos e subjetividades. Para tanto, acompanhamos a montagem de um espetáculo de dança que tinha como tema o amor, o suicídio e o decorrer do processo de sua produção. Tal processo responde à convocação da arte e a instaura, uma vez que o bailarino é, ao mesmo tempo, aquele que faz a dança existir, mas também existe a partir dela. Propomos em nosso trabalho a constituição simultânea dos bailarinos e da própria dança, instaurando um corpo afetado neste espaço de negociação. Durante os ensaios, vivenciamos o processo de construção coletiva dos bailarinos, dos pesquisadores e também dos afetos envolvidos em tais encontros. Trazemos aqui nossa narrativa, que compõe uma tessitura na qual corpos e subjetividades emergem da composição singular de atores múltiplos e heterogêneos.
Palavras-chave : Psicologia; Dança; Corpo; Subjetividade; Saberes localizados.