SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3De tabu a Filotetes: Ferenczi e o movimento psicanalíticoGrupo multifamiliar no contexto dos Transtornos Alimentares: a experiência compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto et al. Evidências de validade para a Escala de Vitalidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 32-42. ISSN 1809-5267.

O objetivo do estudo foi investigar as qualidades psicométricas de uma Escala de Vitalidade (EV) no que tange à estrutura interna e à associação com um instrumento de avaliação do otimismo. Participaram 122 sujeitos, sendo 59,8% mulheres. As idades variaram de 18 a 65 anos. Em relação à escolaridade dos participantes, 73% tinham o ensino superior completo. Os instrumentos utilizados foram a EV e o Revised Life Orientation Test - LOT-R Brasil. Como principais resultados, houve diferença entre os sexos, sendo que os homens apresentaram uma maior média em vitalidade. Já em relação à prática de atividade física, os praticantes apresentaram maior média. A EV apresentou coeficiente alpha de 0,91 e mostrou-se unifatorial. Os achados são discutidos à luz da literatura.

Palavras-chave : Psicologia positiva; Avaliação psicológica; Forças de caráter.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License