SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue3Validity evidence for the Vitality ScaleMothers' reasons to enroll or not the baby in day care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio; LEONIDAS, Carolina  and  COSTA, Lilian Regiane de Souza. Grupo multifamiliar no contexto dos Transtornos Alimentares: a experiência compartilhada. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 43-58. ISSN 1809-5267.

Este estudo teve por objetivo explorar a experiência compartilhada por cuidadores que participam de um grupo de apoio para familiares de pessoas diagnosticadas com transtornos alimentares (TAs), buscando identificar os sentimentos vivenciados e as possíveis ressignificações de suas experiências como cuidadores. Foram analisadas cinco sessões do Grupo de Apoio Psicológico aos Familiares, das quais participaram 23 familiares de pacientes cadastrados em um serviço especializado em TAs do interior do estado de São Paulo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática e interpretados à luz do referencial psicodinâmico. Os resultados indicam que os familiares buscam compreender as causas do problema, percebem o filho afetado pelo transtorno como emocionalmente imaturo, experimentam sentimento de culpa e déficits de autocuidado, beneficiam-se da presença do pai e de outros familiares que não as mães no cenário do tratamento e tiram proveito do grupo para fortalecer seu papel de cuidadores familiares. Evidenciou-se que o espaço do grupo pode funcionar como alternativa importante na construção de relacionamentos mais saudáveis, induzindo mudanças na dinâmica familiar.

Keywords : Transtornos alimentares; Grupo multifamiliar; Cuidador; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License