SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Grupo multifamiliar no contexto dos Transtornos Alimentares: a experiência compartilhadaAs condições de trabalho dos garis de varrição de ruas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PICCININI, Cesar Augusto et al. Razões maternas para colocar ou não o bebê na creche. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 59-74. ISSN 1809-5267.

O estudo investigou as razões maternas para colocar ou não o filho na creche no primeiro ano de vida. Participaram do estudo 69 mães e seus filhos, sendo que 26 estavam ingressando nas creches e 43 continuariam sendo cuidados pela mãe ou por outros cuidadores. As mães responderam a uma entrevista sobre maternidade e escolha de cuidado. A análise de conteúdo revelou que a decisão de colocar ou não o filho na creche nos primeiros seis meses é influenciada por razões relacionadas ao bebê, às próprias mães/pais e à rede de apoio. Além disso, verificou-se que as razões maternas para escolha de qualquer cuidado estiveram voltadas para as necessidades dos filhos. Quanto à creche, as mães destacaram sua importância para o desenvolvimento social e cognitivo, enquanto que, nos outros cuidados, as mães enfatizaram a atenção mais individualizada. Independentemente das razões específicas, estas eram envoltas em um processo complexo e dinâmico.

Palavras-chave : Comportamento de cuidado da criança; Creches; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License