SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Razones maternas para inscribir o no al bebé en la guarderíaAdopción y medios televisivos: la telenovela Amor a la vida en análisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MOTTA, Georgina Maria Véras  y  BORGES, Livia de Oliveira. As condições de trabalho dos garis de varrição de ruas. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 75-91. ISSN 1809-5267.

O artigo relata pesquisa realizada, numa perspectiva psicossociológica, com os garis de varrição do hipercentro de Belo Horizonte. Objetivou descrever as condições de trabalho no contexto das gestões da autarquia municipal, considerando-se quatro categorias de condições de trabalho: condições contratuais e jurídicas, condições físicas e materiais, processos e características da atividade e ambiente sociogerencial. As atividades de campo foram: aplicação do Questionário de Condições de Trabalho (QCT), entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados indicaram, entre outros aspectos, condições físicas e materiais problemáticas e a relevância da autonomia (nas tarefas) e a permanência nos trechos para execução da atividade. As relações entre trabalhadores e organização apontam a necessidade de promover a participação dos trabalhadores na autarquia e na gestão da atividade, valorizando as experiências dos garis, a fim de garantir qualidade crescente, beneficiando a limpeza pública e a cidade. Entretanto, a organização empregadora não se demonstrou sensível a esses aspectos.

Palabras clave : Limpeza urbana; Condições de trabalho; Garis; Gestão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License