SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3As condições de trabalho dos garis de varrição de ruasClínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

AYRES, Lygia Santa Maria. Adoção e mídia televisiva: a telenovela Amor à vida em análise. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 92-109. ISSN 1809-5267.

Tomando a teledramaturgia brasileira como palco de análises, buscamos, neste artigo, problematizar discursos/práticas veiculados em telenovelas da Rede Globo, nos anos 2013/2014, ligados à adoção de crianças e adolescentes. Considerando que a mídia, dentre elas a televisiva, faz circular uma série de objetos e é responsável pelo comportamento de milhões de pessoas, já que diz e afirma modos de fazer, consumir e pensar, e observando que, nos últimos anos, a temática da adoção apareceu com regularidade nas telas, a discussão dessa questão se justifica e se faz presente. Nosso universo de análise foi a telenovela Amor à vida, transmitida no horário nobre no período de maio de 2013 a janeiro de 2014. Com base nas contribuições de Foucault, Guattari e Bourdieu, deixamo-nos afetar pelas subjetividades produzidas na referida telenovela, no que tange a modos de parentalidade e adoção. Constatamos, inclusive, que a adoção pelo Cadastro Nacional foi a modalidade estimulada, em detrimento de outras práticas.

Palavras-chave : Adoção; Práticas discursivas; Teledramaturgia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License