SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Adoção e mídia televisiva: a telenovela Amor à vida em análiseEstratégias de enfrentamento (coping) em trabalhadores: revisão sistemática da literatura nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; MELO, Pamella Beserra de  e  AQUINO, Cassio Adriano Braz de. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 110-124. ISSN 1809-5267.

A clínica da atividade surgiu na década de 1990 como perspectiva de análise e intervenção sobre o trabalho. Diante da crescente difusão dessa abordagem no Brasil, este artigo pretende apresentar alguns de seus principais conceitos, quais sejam, ofício e atividade, considerando sua interlocução com a teoria histórico-cultural de Vygotsky e com a linguística de Bakhtin. Destacam-se as interpretações sobre a lacuna entre aquilo que a organização "determina" e aquilo que o trabalhador "verdadeiramente faz", a partir de um contraponto com as perspectivas da psicodinâmica do Trabalho e da Ergonomia. Para a clínica da atividade, faz-se necessária uma solução dialética para tal lacuna, propondo-se a superação da dicotomia entre atividade e subjetividade. Discute-se a noção de ofício, destacando-se suas quatro dimensões: pessoal, interpessoal, transpessoal e impessoal. Por último, discute-se o conceito de atividade real, que engloba a atividade realizada e o real da atividade.

Palavras-chave : Clínica da atividade; Ofício; Atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License