SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Clínica de la Actividad: conceptos y fundamentos teóricosRelación entre control psicológico y conductual materno y ansiedad infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MELO, Lúcia Petrucci de; CARLOTTO, Mary Sandra; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  y  DIEHL, Liciane. Estratégias de enfrentamento (coping) em trabalhadores: revisão sistemática da literatura nacional. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 125-144. ISSN 1809-5267.

O presente estudo objetivou realizar levantamento dos artigos empíricos nacionais publicados de 2009 a 2013 sobre estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas por trabalhadores, bem como analisar as variáveis associadas ao coping. A busca ocorreu nas bases de dados Lilacs, SciELO Brasil e PePSIC. Do total de 655 artigos identificados, 18 artigos atenderam aos critérios de seleção. Resultados identificaram que o instrumento mais utilizado para avaliar o coping é o Inventário de Estratégia de Coping, de Folkman e Lazarus (1984), no qual, 44% e 50% dos estudos analisados eram de delineamento analítico, sendo o estresse (22%) a principal variável associada. Entre as estratégias mais utilizadas pelos trabalhadores, estão a resolução de problemas (100%) e o confronto (55%); e as menos utilizadas são afastamento (33%) e aceitação de responsabilidades (22%). Nota-se a importância de ampliar estudos com amostra probabilística que permitam avaliação das relações de causa e efeito dos fenômenos, bem como de corte longitudinal que ampliem o campo de conhecimento sobre possibilidades de mudanças.

Palabras clave : Trabalhadores; Revisão sistemática; Estratégias de enfrentamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License