SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricosRelações entre controle psicológico e comportamental materno e ansiedade infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MELO, Lúcia Petrucci de; CARLOTTO, Mary Sandra; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  e  DIEHL, Liciane. Estratégias de enfrentamento (coping) em trabalhadores: revisão sistemática da literatura nacional. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 125-144. ISSN 1809-5267.

O presente estudo objetivou realizar levantamento dos artigos empíricos nacionais publicados de 2009 a 2013 sobre estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas por trabalhadores, bem como analisar as variáveis associadas ao coping. A busca ocorreu nas bases de dados Lilacs, SciELO Brasil e PePSIC. Do total de 655 artigos identificados, 18 artigos atenderam aos critérios de seleção. Resultados identificaram que o instrumento mais utilizado para avaliar o coping é o Inventário de Estratégia de Coping, de Folkman e Lazarus (1984), no qual, 44% e 50% dos estudos analisados eram de delineamento analítico, sendo o estresse (22%) a principal variável associada. Entre as estratégias mais utilizadas pelos trabalhadores, estão a resolução de problemas (100%) e o confronto (55%); e as menos utilizadas são afastamento (33%) e aceitação de responsabilidades (22%). Nota-se a importância de ampliar estudos com amostra probabilística que permitam avaliação das relações de causa e efeito dos fenômenos, bem como de corte longitudinal que ampliem o campo de conhecimento sobre possibilidades de mudanças.

Palavras-chave : Trabalhadores; Revisão sistemática; Estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License