SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3Estrategias de afrontamiento (coping) en los trabajadores: revisión sistemática de la literatura nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

TEIXEIRA, Janaina Nascimento  y  ALVARENGA, Patrícia. Relações entre controle psicológico e comportamental materno e ansiedade infantil. Arq. bras. psicol. [online]. 2016, vol.68, n.3, pp. 145-160. ISSN 1809-5267.

O presente estudo investigou as relações entre o controle psicológico e comportamental materno e os problemas de ansiedade em crianças com idades entre seis e oito anos. Participaram do estudo 83 mães que responderam ao Inventário dos Comportamentos para Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6-18) e à Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Parentais e Socialização Infantil. A análise de regressão e a análise comparativa entre um grupo de crianças com perfil clínico de ansiedade e um grupo de crianças sem perfil clínico em todas as síndromes e escalas de problemas avaliadas pelo CBCL confirmaram o poder preditivo do controle crítico sobre a ansiedade infantil. Adicionalmente, a comparação dos dois grupos revelou maior frequência de relatos de práticas de suporte apropriado pelas mães do grupo não clínico. Estes resultados reforçam a importância do controle crítico para a compreensão de sintomas de ansiedade na infância.

Palabras clave : Ansiedade infantil; Práticas educativas maternas; Controle parental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License