SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue1Cybernetic love exposure: should love be public or intimate?Motivation to read and demographic variables of students from São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SILVA, Andressa Melina Becker da et al. Adaptação e estrutura interna do Inventário de Ansiedade-Estado Competitiva (CSAI-2) para bailarinos. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 19-32. ISSN 1809-5267.

A ansiedade é um estado de alerta caracterizado por sintomas corporais e insegurança. No contexto esportivo, é avaliada pelo Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2), não validado para a dança. Este estudo adaptou e validou a versão brasileira do CSAI-2 para bailarinos e verificou as evidências de validade de conteúdo e a estrutura interna do instrumento. O CAIS-2 foi respondido por 261 bailarinos adolescentes brasileiros, com idade média de 14,73 anos (± 1,82), individualmente ou em grupo, em festivais de dança nacionais e internacionais. Após análise fatorial, a versão para bailarinos (CSAI-2-Dance; α = 0,84) ficou com 26 itens, organizados em dois fatores: Ansiedade e Autoconfiança. O CSAI-2-Dance mostrou propriedades psicométricas semelhantes à versão para atletas, porém, com fatores componentes distintos do modelo original devido às especificidades da dança.

Keywords : Ansiedade; Dança; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License