SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue1Adaptation and internal structure of the Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2) for dancersCognitive aspects underlying pain and neuro-physiological responses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  and  BORUCHOVITCH, Evely. Motivação para ler e variáveis demográficas em estudantes paulistas. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 33-47. ISSN 1809-5267.

Este estudo teve por objetivos caracterizar a motivação para a leitura de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental e explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 139 escolares, de ambos os gêneros, entre 10 e 16 anos (M = 12,60; DP = 1,56), do 6o ao 9o ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Os dados foram obtidos, coletivamente, por meio de um questionário de identificação dos participantes e de uma escala de motivação para a leitura. Os resultados revelaram a preferência pela motivação extrínseca entre os estudantes. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta nos fatores Motivação Intrínseca (MI) e Motivação Extrínseca por Regulação Externa (RE). Constatou-se também um decréscimo da motivação intrínseca com o avançar da escolaridade e pontuações médias significativamente menores dos alunos mais velhos na motivação intrínseca e nas formas mais autônomas da motivação extrínseca.

Keywords : Leitura; Aprendizagem autorregulada; Motivação para aprender.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License