SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Motivação para ler e variáveis demográficas em estudantes paulistasAnálise fatorial do Questionário de Ansiedade Social para Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DURGANTE, Helen Bedinoto. Cognitive aspects underlying pain and neuro-physiological responsesCognitive aspects underlying pain and neuro-physiological responses. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 48-60. ISSN 1809-5267.

A Psicologia da Saúde tem investigado intensamente os possíveis fatores cognitivos envolvidos em - ou responsáveis por - bem-estar físico, emocional e comportamental dos indivíduos. Um importante fator de preocupação dessa área tem sido os estudos sobre a dor, pois sua análise é dependente de diferenças individuais e é suscetível a interpretações pessoais dos sujeitos. Pesquisas identificaram que diferentes mecanismos cognitivos desempenham um papel nos relatos de sinais de dor dos indivíduos. O impacto da cognição sobre a percepção de dor dos indivíduos pode desencadear respostas neurológicas que, em alguns casos, poderiam ser evitadas pelo uso de certas estratégias cognitivas. Este artigo descreve os principais aspectos e processos cognitivos da dor e suas respostas neurofisiológicas.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Dor; Estratégias cognitivas; Neurofisiológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License