SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Análise fatorial do Questionário de Ansiedade Social para AdultosViolência de gênero no casal: o papel da rede social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LAUTERT, Sintria Labres; OLIVEIRA, Danielle Cavalcanti Almeida de  e  CORREA, Jane. Compreensão de crianças sobre as relações inversas sem explicitação numérica. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 73-89. ISSN 1809-5267.

O presente estudo investiga a compreensão de crianças acerca da covariação entre os termos da divisão sem a presença explícita do número, buscando verificar se há diferença de desempenho quando se inclui quantidades que são expressas por números ou por códigos relativos. Setenta e dois estudantes, de uma escola particular do Recife, distribuídos em três grupos: Infantil 3, 1º ano e 2º ano, foram solicitados a resolver 12 problemas de divisão, considerando duas condições: C1 (com a presença explícita do número), C2 (com a presença de códigos relativos). Os resultados revelam que as crianças do 1º e 2 anos apresentam melhor desempenho quando os problemas são apresentados na C2, diferentemente das crianças do Infantil 3 que apresenta melhor desempenho na C1. Estes resultados apontam que o uso do código relativo parece auxiliar as crianças nos anos iniciais, principalmente as que estão iniciando aprendizagem de operações a pensarem nas relações presentes nos enunciados dos problemas.

Palavras-chave : Relações inversas; Problemas de divisão; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License