SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Violência de gênero no casal: o papel da rede socialPseudoloucura e loucura moral: um caso histórico sobre simulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARTINS, Aline Gomes  e  NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do. Violência doméstica, álcool e outros fatores associados: uma análise bibliométrica. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 107-121. ISSN 1809-5267.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma investigação bibliométrica sobre a relação entre violência doméstica e álcool a partir de periódicos disponíveis no portal da Capes entre os anos de 2003 e 2013. Os resultados mostram que as principais vítimas são mulheres e crianças e que o principal agressor é o homem, seguido da mulher. O tipo de violência mais frequente entre os sujeitos analisados é a física, predominando a sexual em situações de violência contra a criança e adolescentes. No que concerne ao consumo de álcool, o homem é o principal usuário. Outros fatores para além do álcool são apontados como associados à violência doméstica, como escolaridade, pobreza, história familiar de violência, dentre outros. Alguns pontos não foram suficientemente contemplados pelos artigos considerados, como a violência conjugal homossexual, violência doméstica na zona rural, violência doméstica contra idosos e deficientes. Esses temas aparecem como lacunas que merecem atenção especial dos pesquisadores.

Palavras-chave : Violência doméstica; Álcool; Bibliometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License