SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Violência doméstica, álcool e outros fatores associados: uma análise bibliométricaProdução de verdade e processos de criminalização: Retificação do registro civil de pessoas trans no judiciário fluminense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VASCONCELLOS, Cristiane Teresinha De Deus Virgili  e  VASCONCELLOS, Silvio José Lemos. Pseudoloucura e loucura moral: um caso histórico sobre simulação. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 122-136. ISSN 1809-5267.

A simulação da doença mental pode ocorrer quando alguém tenta evitar uma condenação judicial. Há mais de um século, tal problema já existia no âmbito do sistema judicial. O correto diagnóstico sobre a ocorrência de uma doença mental em um acusado ou, de outro modo, a identificação de que o mesmo está simulando sempre se revelou um empreendimento difícil. Este artigo analisa um caso emblemático envolvendo a dificuldade de diagnóstico em um casal que vivia na cidade no sul do Brasil no início do século passado. A pesquisa foi realizada em periódicos e processos-crime relativos a esse período. Os autores inferem que aspectos inconclusivos dessa discussão no contexto forense são muito similares a outros tantos ocorridos na atualidade.

Palavras-chave : Loucura; Doença mental; Psicologia Forense; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License