SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue1Production of truth and criminalization processes: civil registry change procedures of trans people in the judiciary system of the state of Rio de Janeiro (Brazil)Anxious and depressive symptoms in Portuguese Facebook users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MACEDO, Lídia Suzana Rocha de  and  SPERB, Tania Mara. O desenvolvimento do modo narrativo de pensamento em pré-adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 151-165. ISSN 1809-5267.

Esse estudo investiga o desenvolvimento do modo narrativo de pensamento em 33 pré-adolescentes (10-13 anos) por meio de narrativas autobiográficas, coletadas através de entrevistas individuais. Foram analisadas duas das principais características do modo narrativo de pensamento: a complexidade estrutural da narrativa e a presença de aspectos sociopsicológicos. A análise de clusters revelou dois grupos com níveis de desenvolvimento diferentes, um mais avançado do que o outro. As variáveis que mais contribuíram para a formação dos grupos foram: o uso do enredo mais simples com ênfase na intenção dos personagens ou de enredos mais complexos que enfatizam a intenção dos personagens ou fazem interpretações sobre os mesmos; a presença de interpretação das experiências; e a descrição de personagens por suas características físico-demográficas ou intencionais. Os resultados demonstram que a pré-adolescência marca o início da transição para um tipo mais interpretativo de pensamento.

Keywords : Narrativa; Desenvolvimento cognitivo; Pré-adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License