SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Produção de verdade e processos de criminalização: Retificação do registro civil de pessoas trans no judiciário fluminenseSintomatologia depressiva e ansiosa em utilizadores portugueses do Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MACEDO, Lídia Suzana Rocha de  e  SPERB, Tania Mara. O desenvolvimento do modo narrativo de pensamento em pré-adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 151-165. ISSN 1809-5267.

Esse estudo investiga o desenvolvimento do modo narrativo de pensamento em 33 pré-adolescentes (10-13 anos) por meio de narrativas autobiográficas, coletadas através de entrevistas individuais. Foram analisadas duas das principais características do modo narrativo de pensamento: a complexidade estrutural da narrativa e a presença de aspectos sociopsicológicos. A análise de clusters revelou dois grupos com níveis de desenvolvimento diferentes, um mais avançado do que o outro. As variáveis que mais contribuíram para a formação dos grupos foram: o uso do enredo mais simples com ênfase na intenção dos personagens ou de enredos mais complexos que enfatizam a intenção dos personagens ou fazem interpretações sobre os mesmos; a presença de interpretação das experiências; e a descrição de personagens por suas características físico-demográficas ou intencionais. Os resultados demonstram que a pré-adolescência marca o início da transição para um tipo mais interpretativo de pensamento.

Palavras-chave : Narrativa; Desenvolvimento cognitivo; Pré-adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License