SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1O desenvolvimento do modo narrativo de pensamento em pré-adolescentesAleitamento materno: representações sociais de mães em um Distrito Sanitário da cidade do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

AMORIM, Susana; LEITE, Ângela  e  SOUTO, Teresa. Sintomatologia depressiva e ansiosa em utilizadores portugueses do Facebook. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 166-183. ISSN 1809-5267.

O Facebook tornou-se uma das ferramentas mais importantes de comunicação da atualidade. Esta rede social permite aos seus utilizadores a inter-relação, intercâmbio de informação e sentido de pertença a um grupo ou estilo social. Neste estudo, avaliou-se a sintomatologia depressiva e ansiosa em utilizadores portugueses do Facebook. A amostra foi constituída por 201 utilizadores portugueses do Facebook (123 do sexo feminino e 78 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 18 e os 73 anos. Para o efeito, utilizaram-se dois questionários (um sociodemográfico e outro relativo à utilização do Facebook), o Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung. Os resultados confirmam que os valores de ansiedade e depressão diferem em função das variáveis sociodemográficas, mas infirmam um aumento dos valores de ansiedade e depressão nos utilizadores portugueses do Facebook.

Palavras-chave : Facebook; Utilizadores portugueses; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License