SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Sintomatologia depressiva e ansiosa em utilizadores portugueses do Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SALES, Cecilia; CASTANHA, Alessandra  e  ALESSIO, Renata. Aleitamento materno: representações sociais de mães em um Distrito Sanitário da cidade do Recife. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp. 184-199. ISSN 1809-5267.

O aleitamento materno (AM) é um tema de grande relevância social, especialmente, nas discussões no campo da saúde, por ser uma prática internacionalmente reconhecida como capaz de melhorar as condições de saúde materno-infantil. O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais do AM compartilhadas por mães adultas em um Distrito Sanitário da cidade do Recife. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, do qual participaram 36 mães. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que as representações do AM se ancoram em concepções hegemônicas direcionadas às mulheres e à maternidade, como a dedicação e o sacrifício em prol dos filhos, bem como em elementos advindos do conhecimento científico referentes aos benefícios do AM para a saúde da criança. Algumas implicações para educação em saúde são apontadas, como a importância da compreensão e da discussão das possibilidades e limitações individuais e grupais em relação ao desenvolvimento do AM.

Palavras-chave : Psicologia; Amamentação; Maternidade; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License