SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Psicologia, Trabalho e Gestão?Coping religioso/espiritual: uma revisão sistemática de literatura (2003-2013) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro et al. Maternidade e HIV: revisão da literatura brasileira (2000-2014). Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 34-51. ISSN 1809-5267.

A vivência da maternidade exige uma reorganização psíquica e social que, somada à presença do HIV, pode acarretar uma sobrecarga emocional. Este estudo objetiva retratar a vivência da maternidade na vigência do HIV, por meio de uma revisão de estudos empíricos brasileiros publicados entre 2000 e 2014. Com base na análise de nove estudos, foram identificadas vivências típicas da transição para a maternidade, como preocupações com a saúde do bebê e satisfação com o papel materno, assim como vivências específicas impostas pelo HIV, particularmente frustração diante da não amamentação e ansiedade frente ao diagnóstico e ao tratamento antirretroviral do bebê. Sugere-se que futuros estudos sejam feitos com diferentes perfis de mães que vivem com HIV (por exemplo, de diferentes idades, níveis socioeconômicos, configurações familiares e paridade), bem como sobre a relação conjugal e o exercício da paternidade, temas ainda pouco explorados na literatura. Também estudos com desenho longitudinal são necessários para ampliar a compreensão da vivência da maternidade nesse contexto.

Palavras-chave : Brasil; Maternidade; HIV; Soropositividade para HIV.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License