SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Maternidade e HIV: revisão da literatura brasileira (2000-2014)Determinação social da saúde mental: contribuições à psicologia no cuidado territorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FOCH, Gisele Fernandes de Lima; SILVA, Andressa Melina Becker  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Coping religioso/espiritual: uma revisão sistemática de literatura (2003-2013). Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 53-71. ISSN 1809-5267.

O coping religioso/espiritual (CRE) para lidar com o estresse inclui estratégias de enfrentamento apresentadas por pessoas de diversas culturas e se relaciona com melhores preditores de saúde física e mental e qualidade de vida. Analisou-se este conceito nos estudos na área da saúde, por revisão sistemática da literatura (2003-2013), nas bases eletrônicas SciELO, BVS, PePSIC e PubMed, utilizando os descritores "coping religioso" e "saúde", em português e inglês. Localizou-se 1.092 artigos, mas, aplicando-se os critérios de exclusão, foram analisados na íntegra 31 artigos. Os resultados mostram uma crescente publicação sobre o tema depois de 2010, uma menor produção brasileira sobre o tema, a associação do CRE positivo com melhores desfechos em doenças crônicas, em especial o câncer, e nos transtornos mentais, como a depressão, em geral avaliadas por instrumentos padronizados. Destaca-se a importância de capacitar os profissionais para lidar com as questões de religiosidade/espiritualidade na área da Saúde.

Palavras-chave : Religião; Espiritualidade; Saúde; Estresse psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License