SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Coping religioso/espiritual: Una revisión de la literatura (2003-2013)El embarazo resultante de la violencia sexual: revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

DIMENSTEIN, Magda et al. Determinação social da saúde mental: contribuições à psicologia no cuidado territorial. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 72-87. ISSN 1809-5267.

Este trabalho objetiva trazer a contribuição da perspectiva da Determinação Social da Saúde para a produção de cuidado territorial em saúde mental. Tal perspectiva considera imprescindível a identificação da história e das particularidades dos territórios, bem como a intervenção focada nas necessidades sociais e de saúde articuladas às condições de vida. Visa, por fim, contribuir com alguns norteadores para a atuação do psicólogo no âmbito do SUS a partir de uma abordagem territorial no intuito de favorecer a qualificação técnica e ético-política para a efetivação de um trabalho culturalmente sensível, seja no contexto urbano ou no meio rural.

Palabras clave : Saúde mental; Determinação social da saúde; Território; Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License