SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Determinação social da saúde mental: contribuições à psicologia no cuidado territorialUma análise discursiva da abordagem nacional dos direitos humanos na imprensa escrita brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NUNES, Mykaella Cristina Antunes  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Gravidez decorrente de violência sexual: revisão sistemática da literatura. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 88-103. ISSN 1809-5267.

Este estudo teve como objetivo geral mapear os estudos existentes sobre o desfecho da gestação de mulheres que engravidaram como resultado de violência sexual e descrever quais aspectos são ressaltados nos artigos em relação a essas experiências de desfecho. Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura nas bases de dados IndexPsi, PePSIC, SciELO e Lilacs, a partir da combinação de 11 descritores e processo rigoroso de análise, selecionando-se 30 artigos ao final. A análise destes mostrou que as experiências de gravidez decorrente de estupro revelam uma diversidade de vivências, que, embora não possíveis de serem generalizadas, apontam para aspectos comuns tanto no que se refere à interrupção (vínculo com a violência, repúdio à gravidez e temor de dano social ou psicológico à criança) quanto à continuidade (relação de apego e vínculo com o bebê, crenças religiosas).

Palavras-chave : Estupro; Violência contra a mulher; Continuidade da gestação; Aborto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License