SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Pregnancy resulting from sexual violence: systematic review of the literatureReligiosity and the development of self-awareness in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

ROSATO, Cássia Maria  and  GOUVEIA, Raimundo Cândido de. Uma análise discursiva da abordagem nacional dos direitos humanos na imprensa escrita brasileira. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 104-120. ISSN 1809-5267.

O presente artigo investiga como os Direitos Humanos foram difundidos pela imprensa escrita brasileira, através da análise de editoriais do jornal Folha de São Paulo nos anos de 1987 e 1997. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial teórico-metodológico da Psicologia Social Discursiva e ferramentas conceituais de Michel Foucault. Os principais resultados revelam a existência de uma diferença no modo como os Direitos Humanos são compreendidos nos contextos nacionais e internacionais. Nas matérias nacionais, os Direitos Humanos costumam ser associados à segurança pública e à criminalidade. Já no plano internacional, o jornal propaga uma noção mais ampliada de Direitos Humanos, especialmente direitos civis e políticos. A principal diferença refere-se à ênfase dada aos Direitos Humanos como questão prisional na década de 1980, enquanto que, na década de 1990, a polícia é retratada como um importante ator no campo dos Direitos Humanos, sobretudo num viés de violação de direitos.

Keywords : Direitos humanos; Psicologia social discursiva; Análise de discurso; Discurso jornalístico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License