SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Uma análise discursiva da abordagem nacional dos direitos humanos na imprensa escrita brasileiraSituações presentes na crise de pacientes psicóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do  e  ROAZZI, Antonio. Religiosidade e o desenvolvimento da autoconsciência em universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 121-137. ISSN 1809-5267.

O presente estudo objetivou investigar as relações entre religiosidade e autoconsciência situacional e disposicional, fundamentando-se na hipótese de uma possível coevolução conjunta na ontogênese em estudantes universitários de distintas orientações religiosas. A amostra foi composta por 958 universitários (52,1% de sexo feminino), os quais responderam ao protocolo de pesquisa contendo Questionário Sociodemográfico, Escala de Autoconsciência Situacional, Escala de Autoconsciência Disposicional e Escala de Religiosidade Global, e os dados foram analisados através de Análise Fatorial, Anova One-Way seguida do teste das diferenças honestamente significativas (DHS) de Tukey e coeficiente de correlação de Pearson. Os achados levantaram evidências de uma sistemática interrelação entre fatores de autoconsciência situacional e disposicional e dimensões de religiosidade, corroborando a hipótese de um papel protetivo da religiosidade ao desenvolvimento dos processos autofocalizadores humanos.

Palavras-chave : Religiosidade; Autoconsciência situacional; Autoconsciência disposicional; Estímulos autofocalizadores; Desenvolvimento cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License